A sigla BPO (Business Process Outsourcing), em tradução livre para o português significa “Terceirização de Processos de Negócios”. Como o nome já sugere, trata-se da contratação de atividades e funções de negócios que não fazem parte do core business (foco central de negócios) da empresa.

A terceirização mais comum de se ver é a dos processos contábeis. Mas nessa esteira existe várias outras disponíveis no mercado. Existe a terceirização de gestão e infraestrutura de TI, de atendimento aos clientes, de recursos humanos, gestão fiscal, dentre outros. Mas a terceirização do momento, e a qual vamos falar hoje, é a que trata dos processos financeiros!

MAS AFINAL, O QUE É BPO FINANCEIRO?

Como já falamos acima, BPO significa a terceirização de processos de negócios. Logo, quando se fala de BPO FINANCEIRO, fala-se da terceirização dos processos financeiros da empresa.

Os empreendedores que contratam esse tipo de serviço, assim o fazem por basicamente 3 MOTIVOS:

  1. TEMPO – o empreendedor precisa usar o seu tempo com aquilo que ele realmente é bom, com a essência do seu negócio.
  1. INFORMAÇÕES DE CONFIANÇA – um BPO Financeiro de qualidade é capaz de entregar informações confiáveis em tempo hábil. Afinal, a empresa é especialista no assunto.
  1. ECONOMIA – a economia pode vir de dois fatores. Ela pode vir com a economia de recursos humanos dentro da sua empresa. Normalmente, a terceirização dos processos financeiros sai mais barato do que a contratação de profissionais fixos.  A economia pode vir também através da melhora na gestão, já que você terá informações mais precisas.

Dá pra perceber que a grande aposta no BPO Financeiro é em busca de informações confiáveis de especialistas da área, e de tempo. Em um país como o Brasil, onde as condições de negócios são consideradas as piores do mundo, ser empreendedor é ser um verdadeiro malabarismo. Na maioria das vezes, o empreendedor tem que ser economista, psicólogo, motoboy, advogado, dentre outros. E então, quando sobra tempo, ele foca na essência do seu negócio.

Por isso, parece um tanto quanto razoável, terceirizar as operações que você não consegue fazer, ou por falta de tempo, ou por desconhecimento. Deixe cada atividade na mão de quem realmente entende. Afinal, você não é obrigado a ser um expert em finanças. Mas você é “obrigado” a ser um expert no que o seu negócio fabrica, vende ou presta!

PROCESSOS FINANCEIROS QUE NORMALMENTE SÃO TERCEIRIZADOS

  • Organização de contas a pagar, com agendamento dos pagamentos;
  • Organização de contas a receber, emissão de notas ficais e boletos inadimplentes;
  • Conciliação de contas bancarias diariamente;
  • Fluxo de caixa sistematizado, com relatórios diários;
  • Produção e apresentação de indicadores financeiros da empresa.

CASE

Luís sempre teve o sonho de abrir o seu próprio negócio. Anos após ter se formado em engenharia civil, ele então consegue realizar o seu sonho. No início, ainda modesto, aluga um pequeno cômodo em um bairro afastado para ser o seu escritório. Com muita competência e dedicação, com o passar do tempo, Luís vê o seu negócio crescer. Contrata 1,2,3 engenheiros para conseguir atender a demanda. As responsabilidades aumentam, e ele percebe que no meio de tantas obrigações assessorias, ele tinha perdido o controle. O financeiro da empresa era “tocado” de certa forma amadora, não tinha um controle confiável do que pagava e nem do que recebia. Conciliação bancária diária, nem no sonho. E no meio de tanta confusão, sempre correndo atrás, Luís não tinha tempo nem disposição para desempenhar as atividades essenciais do seu negócio. Foi então que Luís conheceu o BPO Financeiro. Agora, ele tem relatórios diários, de contas a pagar e a receber, conciliação bancária, fluxo de caixa, e indicadores financeiros. Ao terceirizar esses processos, ele economizou ao não ter que contratar um funcionário só para isso (salário, horas extras, INSS, FGTS, férias, 13º), tem seu financeiro desempenhado por especialistas, e estar livre para desempenhar o que realmente gosta.   

VENHA CONHECER O NOSSO SERVIÇO DE BPO FINANCEIRO, E VEJA SE ELE SE ENCAIXA NO SEU NEGÓCIO!

Postagem Relacionada

Leave a Comment

© 2012 Gerente Prime. All rights reserved. Orgulhosamente feito por Fraga Comunicação